• Prosa

A bolsa & a vida

Capa de A bolsa e avida

 

Publicado em 1962, quando Carlos Drummond de Andrade completava 60 anos, A bolsa & a vida retraça, em sua escrita leve, fluente e bem-humorada, diversos aspectos da realidade brasileira e mundial ao longo dos anos 1950: a visita de um presidente italiano, casamentos reais na Inglaterra e a tentativa de remoção da população que ocupava o Morro da Catacumba, no Rio de Janeiro, entre outras notícias que, graças à verve drummondiana, ganham uma nova e luminosa existência nas páginas do livro.
Mas nem só das notícias do jornal se sustentam os textos de A bolsa & a vida. Pequenos acontecimentos domésticos de um habitante de classe média da então capital federal são tão ou mais importantes diante da lente do cronista. A manutenção da casa, o imposto de renda, encontros e reencontros - aquela vida mais miúda, mas nunca desinteressante, serve de mote para inspiradíssimos textos.
Como escreve o cronista Marcelo Coelho no posfácio dessa edição, “Procuras e achados se equilibram e se alternam, no vaivém das crônicas, mas a tudo o poeta prefere o recolhimento, como diz em ‘Ficar em Casa’, de quem permanece “divertido em seu canto umbroso”.

Título original: A BOLSA & A VIDA
Capa: warrakloureiro 
Páginas: 184
Formato: 13.70 x 21.00 cm
Peso: 0.264 kg
Acabamento: Brochura
Lançamento: 11/12/2012
ISBN: 9788535922028
Selo: Companhia das Letras